sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Goji berry



Por que goji berry anda sendo a sensação do momento?

Segundo especialistas a fruta é rica em 19 aminoácidos, essenciais na manutenção da massa muscular, formação de células, proteínas e tecidos importantes (dos quais 8 são essenciais que nosso organismo não consegue produzir), 21 minerais, (têm função primordial na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, manutenção da pressao dentro e fora das células e diminuindo riscos de doenças), ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos (aumentam a imunidade). Todas essas propriedades benéficas refletem na quantidade de calorias: 1 colher(sopa) = 50 cal.

É considerada um superalimento, nela encontramos elevadas concentrações de vitamina A; B1 (ajuda no funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco e é responsável por participar do metabolismo da glicose), B2(protege contra doenças cardiovasculares e processos tumorais), B6( auxilia na degradação da homocisteina, substância que quando em excesso na corrente sanguínea pode aumentar riscos de doenças cardiovasculares, tem papel importante no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e sua principal função é a produção de epinefrina, serotonina que proporciona bem-estar e outros neurotransmissores),vitaminas do complexo B auxiliam na construção de células protetoras, imunidade; E e C. Rica em ferro e fotoquímicos (como carotenoide, previne envelhecimento da pele; zeaxantina e luteína, atuam na proteção dos olhos; antocianina; atuam como substâncias anticancerígenas).

A goji berry também é rica em arginina e glutamina que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento, interessante para quem deseja ganhar massa magra.

Ainda auxilia no aumento no nível de energia, na capacidade de concentração, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse. Por ser antioxidante previne doenças cardiovasculares e diabetes.

Dos 19 aminoácidos que contém cabe destacar o triptofano, que seu consumo está associado ao bom humor, alegria e satisfação. Dos 21 minerais destaca-se o germânio que possui atividades anticancerígena. Também rica em beta-sitosterol, principal fitosterol encontrado em alimentos, tem ação anti-inflamatória que ajuda a controlar os níveis do colesterol. Possui também cyperone, fito-nutriente que proporciona benefícios ao coração e pressão sanguínea; fisalina, importante para portadores de hepatite B e C; betaina, usada pelo fígado para produzir colina (substância necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares).

Por ser estimulante, estimula a fazer atividades físicas causando o emagrecimento. Além de possuir vitamina C  que melhora a imunidade, humor, ajuda a emagrecer, diminui o estresse, evita o envelhecimento da pele, proporciona a resistência aos ossos, contribui para a absorção de ferro, previne derrames e tem ação antioxidante.

Pode ser encontrada in natura (importada), ressecada ou na forma de suplementos.

É recomendável o consumo de 2 colheres (sopa), que contém mais vitamina C que uma laranja, ou 150 ml do seu suco diariamente, é contra indicado para quem faz uso de medicações diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário