O mirtilo brasileiro é uma fruta rica em fibras( pectina), antioxidante(bio-flavonoides), sais minerais(zinco, ferro, potássio, fósforo, manganês, selênio e magnésio), vitaminas(A,B2, C, E e K), fibra alimentar e ácidos. Tem propriedades de antisséptico, antidiarreico e anti-hemorrágico.
Cerca de 80% de sua composição é água, varia de acordo com o solo entre outros fatores. Os açúcares representam 80% da matéria seca, glicose e frutose, seus tores influenciam o sabor. Contém ácidos orgânicos em teores elevados, destacam-se o cítrico e o málico.
Sua principal característica é a sua função antioxidante no organismo que consequentemente melhora o sistema imunológico. Estudos do Instituto de Pesquisa de Nutrição Humana, Departamento de Agricultura (USDA Human Nutrition Research Center), o blueberry (mirtilo) tem o mais alto nível antioxidante em comparação com outras frutas e legumes.
Alguns de seus outros benefícios são:
- Possui propriedades que estimulam a circulação sanguínea nas artérias e veias capilares;
- Reduz a taxa de açúcar no sangue;
- ainda auxilia no emagrecimento;
- Reduz o nível do colesterol, segundo cientistas da Universidade da Califórnia em Davis;
- É anti-inflamatório,
- Mantém sistema imunológico saudável;
- previne males cardíacos e enfartes;
- protege o cérebro da perda de memória;
- auxilia na melhora da circulação sanguínea;
- melhora a visão noturna e reduz a vista cansada;
- combate o envelhecimento precoce;
- Trata inflamação na boca e laringe;
- Previne e trata infecções no aparelho urinário, comprovado por estudos na Universidade de Rutgers em Nova Jersey;
Contém ácido elágico e polifenóis, substâncias que tem a função de estimular os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas do nosso organismo, além de possuir fibra pectina que ajuda no combate a esta doença.
Além de possuir pigmentos antocianos, substâncias de alto poder antioxidante que trabalham na neutralização de radicais livres que prejudicam nosso sistema imunológico e que conduzem muitas doenças degenerativas.
Segundo o centro de Estudos Cardiovasculares da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, o consumo regular dessa frutinha milagrosa ajuda a eliminar a gordura abdominal.
Pode ser usado no combate à obesidade, em 2009 foi publicado no Journal of Nutrition que a função anti-inflamatória e de proteção celular, dão benefícios ao metabolismo no combate às doenças associadas à obesidade.
O consumo habitual do mirtilo resulta para tratar constipações, dificuldade em defecar, e a atonia intestinal, paralisia ou paresia da contratilidade intestinal.
Essa frutinha do bem tem apenas 32cal em 100g!
Nenhum comentário:
Postar um comentário